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7 tendências de negócios para 2022

As tendências de negócios para 2022 trazem grandes inovações e oportunidades para os empreendedores. Clique aqui agora para conhecer quais são elas!

Por GestãoClick
Atualizado em
7 tendências de negócios para 2022

Já sabe quais são as tendências de negócios para 2022? Em 2021 diversas transformações impactaram milhares de empresas, como a continuação do isolamento social, trabalho remoto, novos comportamentos dos consumidores e a expansão do uso da internet nos empreendimentos. Por isso, é preciso se preparar para novos desafios do próximo ano. 

Esse cenário trouxe diversas mudanças para o mercado do e-commerce, que mesmo com a  crise econômica apresentou um crescimento expressivo, principalmente, com diversas lojas aderindo a plataformas de e-commerce e marcando presença no ambiente digital para manter suas vendas. 

Portanto, é evidente o avanço tecnológico em diversos setores, além do mercado precisar se reinventar cada vez mais para obter diferenciais e os negócios se destacarem dos concorrentes. Nesse sentido, se você quer empreender existem algumas tendências de negócios para 2022 que podem gerar mais lucro e oportunidades. Veja quais são elas a seguir!

1. Transportadora 

A pandemia da Covid-19 alavancou as compras pela internet, o que fez com que o setor de logística se tornasse uma das tendências de negócios para 2022. A previsão é que as compras online continuem avançando e as empresas de transporte sejam cada vez mais requisitadas para fazer entregas de lojas virtuais. 

Além disso, novas tecnologias surgem para auxiliar esse trabalho, simplificar as burocracias e coletar dados para possíveis mudanças e melhorias no serviço. Ferramentas como a inteligência artificial é capaz de reduzir problemas no setor e aumentar as chances de crescimento das empresas.

2. E-commerce

O e-commerce brasileiro chegou a faturar R$ 53,4 bilhões só no primeiro semestre de 2021, sendo um recorde. Com isso, criar uma loja virtual se tornou algo fundamental para a maioria das empresas que desejam potencializar suas vendas, atrair novos consumidores e aumentar o faturamento.

Mesmo com a retomada do comércio em lojas físicas e do trabalho presencial, a expectativa  é que esse mercado cresça ainda mais e não sofra um retrocesso. 

Há muitas vantagens em apostar nesse segmento, principalmente se você quer empreender e ganhar dinheiro com a internet. Isso porque esse modelo de empresa não exige loja física, resultando em uma diminuição no investimento inicial e nos custos de operação

Além disso, os comerciantes podem vender pelo Instagram e outras redes sociais, tanto mercadorias de estoque ou produtos digitais, como os infoprodutos (e-books, cursos, videoaulas, etc). 

Outra possibilidade que a plataforma de e-commerce oferece é a venda sem estoque, conhecida como dropshipping. Nesse modelo de negócio, o vendedor pode vender produtos de fornecedores e ter uma loja virtual que funciona como uma vitrine desses itens. Geralmente, o investimento necessário será na divulgação das mercadorias para atrair consumidores e obter vendas. 

3. Maior “uberização” no hábito dos consumidores

O termo uberização pode ser usado em vários contextos. No campo do trabalho, ele diz respeito à economia do compartilhamento em que se vende um serviço de forma independente, sem a intermediação de empresas.

No caso dos produtos e serviços, a tendência é a maior valorização do acesso do que a propriedade. Por exemplo, um consumidor paga para usar um serviço digital, como streaming, aplicativos de transporte e entre outros. 

4. Dropshipping

Como comentamos, o dropshipping permite que os empreendedores abram um negócio sem a necessidade de ter estoque próprio. Existem duas modalidades: dropshipping internacional, feito por empresas estrangeiras, e o dropshipping nacional, feito por empresas brasileiras. 

O cliente fica responsável por criar um site de vendas, cadastrar os produtos na plataforma e divulgá-los para seu público, e as empresas contratadas fazem o resto. 

Essa tendência de negócios para 2022 é uma grande aposta devido aos seus grandes benefícios. Um deles é que o lojista não precisa se preocupar com o controle de estoque e todas as questões que envolvem a logística. Essa será uma responsabilidade do fornecedor, como a seleção e envio do produto ao cliente.

Geralmente, nesse modelo os vendedores ganham uma comissão pelos itens vendidos no site. Por isso, o investimento em marketing é fundamental para vender mais e não ter prejuízos com seu e-commerce. 

É importante sempre analisar e pesquisar bons fornecedores de dropshipping.

5. Marketing de afiliados

O marketing de afiliados une a venda de produtos digitais e a publicidade online. Nele, o empreendedor divulga os produtos de um terceiro em diferentes canais de vendas e ganha uma comissão por cada venda realizada

Normalmente, esse vendedor trabalha com infoprodutos, que incluem a venda de um curso, e-books, materiais ricos, videoaulas, consultorias e entre outros. 

6. Criação de conteúdo

O número de criadores de conteúdo cresce a cada dia no ambiente digital. Isso porque a internet oferece grandes oportunidades para as pessoas que desejam ganhar dinheiro com essa tendência de negócio. As redes sociais, por exemplo, são grandes canais de vendas e de divulgação de serviços

Geralmente, é por meio de plataformas como o Instagram, Facebook, YouTube e Twitter que os criadores de conteúdos conquistam sua renda. Muitos desses influenciadores trabalham com parcerias com grandes marcas e como criadores de vídeos.

Hoje, muitas empresas também buscam essas pessoas para divulgar seus produtos e serviços a fim de atrair novos consumidores e aumentar o reconhecimento da marca.

7. Home office

O trabalho remoto, impulsionado pela pandemia da Covid-19, se tornou uma grande tendência de negócio para 2022. Ele foi adotado por diversas empresas e será mantido no próximo ano. 

Por isso, quem deseja abrir uma empresa, pode poupar gastos utilizando esse modelo de trabalho. Afinal, a internet garante a comunicação entre os profissionais, sem a necessidade de trabalhar presencialmente. 

Além disso, nas lojas virtuais, por exemplo, pode realizar muitas de suas atividades sem a presença física de um colaborador. Nesse caso, é possível contar com tecnologias que otimizam a gestão de estoque, organizam o financeiro, mensuram dados e agilizam o processo de venda.

Além disso, diversas empresas de software trabalham com revenda, e você pode se tornar um parceiro sem precisar sair de casa. No programa de revendas do GestãoClick, a adesão é gratuita, você recebe 30% de comissão e materiais para divulgação do produto em diferentes canais.  Conheça mais sobre o programa de parcerias do GestãoClick em: “Programa de Parceiros GestãoClick”.

Conclusão

Agora que você conhece as tendências de negócios para 2022, você é capaz de tomar melhores decisões para sua empresa. Se você pretende iniciar um empreendimento, é possível apostar nas melhores ações e aproveitar essas oportunidades para obter sucesso com sua marca. Portanto, aproveite essas inovações para empreender e ficar por dentro das novidades do mercado.

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