Materiais gratuitos
Início » Blog » Marketing e Vendas » Como fazer uma proposta comercial atrativa?

Como fazer uma proposta comercial atrativa?

Uma forma de apresentar seu produto ou serviço personalizado é por meio da proposta comercial, item este de grande importância na hora das vendas.

Por GestãoClick
Atualizado em
Como fazer uma proposta comercial atrativa?

Uma palavra que está bastante em alta, hoje em dia, é personalização. Essa é uma estratégia de vendas bastante eficiente, já que tem o objetivo de fazer cada cliente se sentir único e especial. Empresas de diferentes segmentos do mercado podem personificar os seus produtos e serviços de modo a suprir as necessidades específicas de seus clientes.

Uma forma de apresentar esse produto ou serviço personalizado é por meio da proposta comercial, um instrumento de grande importância na hora de aumentar as vendas. E para saber mais sobre o assunto, confira neste artigo os tópicos a seguir sobre: proposta comercial como fazer e conquistar mais clientes.

O que é uma proposta comercial
Como fazer uma proposta comercial
Como tornar a proposta mais atrativa
Dicas ao fazer proposta comercial
Como ter mais sucesso com as propostas comerciais

O que é uma proposta comercial

Basicamente, a proposta comercial consiste em um tipo de contrato, onde o vendedor de um produto ou o prestador de um serviço deve registrar todas as especificidades da venda. Isso quer dizer que na proposta é preciso descrever o produto ou serviço e informar demais dados, como onde o serviço será executado, quando, qual o seu custo, duração do serviço, etc.

Também deve estar anotado o que mais for negociado entre as partes. É essencial que a proposta comercial seja objetiva e clara. No entanto, como ela pode ser usada para apresentar um produto ou serviço antes dele ser vendido, é também preciso que seja escrito de maneira a convencer o cliente da sua importância e qualidade.

É nesse sentido que a proposta comercial se torna uma grande aliada no momento de conquistar mais clientes. Por isso, nela deve constar argumentos favoráveis, a fim de aumentar as chances da sua empresa fechar negócio com um maior número de clientes. Assim, mesmo priorizando a objetividade é necessário incluir à proposta um tom argumentativo.

Como fazer uma proposta comercial

Em tempos de mídias sociais por todos os lados, é importante rever a maneira de se comunicar com os clientes. Por mais que a internet permita uma comunicação mais direta e até mesmo mais íntima com o consumidor, é preciso que mantenha um tom de formalidade. Afinal, são transações comerciais e financeiras que exigem seriedade.

E a proposta comercial, que alia objetividade e ao mesmo tempo estimula o cliente a optar pelo seu serviço ou produto, é o instrumento certo para colocar em prática esse equilíbrio. Ou seja, é preciso seguir algumas recomendações gerais, como a estrutura do documento, e dar espaço à criatividade e à linguagem persuasiva.

Dessa forma, a proposta comercial deve contar com a seguinte estrutura:

Capa com título da proposta;
Índice com os tópicos enumerados para facilitar o seu manuseio;
Introdução com um breve histórico da empresa;
Escopo da proposta contendo todas as informações a respeito do produto ou serviço oferecido;
Formas e condições de pagamento;
Informações finais onde é possível citar alguns dos clientes para ganhar credibilidade.

Como tornar a proposta mais atrativa

Mesmo usando modelos padronizados de propostas comerciais é possível incluir um tom pessoal ao documento, de modo a personalizá-las, tornando-as mais atrativa para o consumidor em potencial que vai recebê-la. Além disso, conforme o produto ou serviço, você pode incluir mais informações relevantes.

E é na etapa do escopo onde é possível colocar em prática essa personalização, dando destaque às vantagens do que é oferecido, a fim delas irem ao encontro das necessidades do cliente prospectado.Afinal, produtos e serviços têm benefícios variados, sendo que alguns são mais atrativos para determinados clientes e outras qualidades interessam a outros consumidores.

Por isso, você precisa conhecer as necessidades específicas do prospectado e dar ênfase ao que o produto ou serviço pode fazer por ele que melhor vai estimulá-lo a fechar negócio. Nesse momento, é preciso ainda falar um pouco sobre a história da empresa, mostrando a sua expertise e garantindo que é a escolha mais assertiva.

Dicas ao fazer proposta comercial

Além de um texto claro e convincente, existem algumas dicas que ajudam a tornar a proposta comercial mais eficiente. Entre elas, a importância de um documento bem organizado. Mesmo que ele seja enviado em arquivo digital deve seguir a mesma estrutura que se fosse impresso, para garantir a uniformidade.

E quando enviada digitalmente, o mais indicado é que a proposta esteja em arquivo PDF. Não se esqueça de ainda usar folhas timbradas, com a logomarca da sua empresa para melhor identificação. Também é importante a organização para fazer a proposta, por isso, reúna todas as informações necessárias para então começar a redigi-la.

No escopo, é preciso que haja o maior número de informações possíveis, todas bem detalhadas para não dar margem às dúvidas a respeito do produto ou serviço que o cliente pode adquirir. Nesse caso, pode ser preciso ainda incluir prazos, bem como um cronograma, os quais devem estar bem avaliados para que sejam seguidos.

Já na hora de informar o valor total, o melhor é que, se possível, sejam apresentados de forma separada todos os valores referentes a cada etapa do serviço. Assim, a informação fica transparente e bem justificada para o cliente. É adequado ainda mostrar quais as condições de pagamento.

Como ter mais sucesso com as propostas comerciais 

Por fim, não se esqueça de revisar a proposta comercial antes de enviá-la ao cliente e, se ele não retornar depois de alguns dias, entre em contato para saber se a proposta foi recebida. Essa é a sua oportunidade de mostrar que está à disposição para esclarecer dúvidas e que a proposta pode ser alterada caso ele precise de algo diferente.

Quem faz muitas propostas comerciais, todos os dias, pode usar modelos padronizados para facilitar o seu trabalho. Mesmo assim, não pode deixar de lado a personalização da proposta para o seu cliente. Oferecemos um modelo que pode ser usado por empresas de diferentes segmentos de mercado.

Modelo de proposta comercial que, além de melhorar a apresentação de seus serviços, pode dar mais dinamismo a sua rotina e aumentar suas vendas.

Avatar

gestao.click

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!