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Vantagens do Pagamento Recorrente

Você provavelmente já ouviu falar ou já utilizou o pagamento recorrente, não é? Mas, conhece todas as vantagens? Descubra agora!

Por GestãoClick
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Vantagens do Pagamento Recorrente

Você provavelmente já ouviu falar ou já utilizou o pagamento recorrente, não é? Esse modelo de pagamento se resume em cobranças recorrentes, ou seja, que acontecem numa frequência mensal, trimestral, semestral ou anual.
Esse modelo já é utilizado por muitas empresas que oferecem produtos ou serviços — Netflix e Spotify são dois exemplos —, pois apresenta vantagens tanto para o negócio (como previsibilidade de receita) quanto para os clientes (como comodidade).
Aqui vamos apresentar outras vantagens com mais detalhes para você decidir se essa forma de cobrança é ou não a ideal para a sua empresa.
Então, vamos à leitura?

Redução de inadimplência

O pagamento recorrente, geralmente oferecido por meio de assinaturas, ganhou destaque em razão de muitos fatores, sendo a redução de inadimplência é um deles.
Como a aquisição é contínua e geralmente a data de pagamento é a mesma todo mês, a maioria dos clientes opta pela praticidade e escolhe realizar os pagamentos com cartão de crédito ou débito automático — dessa forma não há como esquecer de pagar determinada assinatura e a empresa recebe em dia.

Projeção financeira mais previsível

Saber quanto a empresa vai gerar em determinado período se baseando em dados concretos é uma das maiores vantagens estratégicas para o negócio. Claro que de um mês para o outro pode haver cancelamentos de planos ou desistências, mas com o pagamento recorrente geralmente há consistência no número de clientes.
Isso permite que a empresa se planeje estrategicamente e auxilia o gestor na tomada de decisões relacionadas aos investimentos ou ao estoque (caso o negócio seja focado na venda de produtos) — se você sabe que tem um número X de clientes, ficará mais fácil estipular o estoque mínimo, sem excesso ou falta de mercadorias.

Facilidades para os clientes

O pagamento recorrente oferece muitas facilidades para os clientes!
Uma delas se relaciona à flexibilidade de entrada, já que eles pagam somente enquanto utilizam o serviço/produto, o que pode até mesmo garantir um valor mais baixo a longo prazo — é comum, por exemplo, contratar planos anuais com descontos vantajosos.
A seguir, observe outras facilidades:

– Comodidade: os clientes não precisarão sair de suas residências todos os meses para adquirir determinados produtos ou serviços — haverá acesso a eles de forma regular, mensalmente e sem precisar solicitá-los. E se o pagamento for realizado por meio de cartão de crédito ou débito automático, mais comodidade ainda!
Controle financeiro: sabendo que o mesmo valor será pago a cada mês, os clientes terão maior controle sobre seus orçamentos e poderão se planejar financeiramente com mais tranquilidade.
– Segurança: caso não queiram mais usar ou não gostem do serviço ou do produto adquirido, é só cancelar. Geralmente, não é preciso investir grandes valores com essa modalidade de pagamento, o que transmite segurança para os consumidores.
– Preços acessíveis: por receberem pagamentos mensais constantes de inúmeros clientes, muitas empresas conseguem cobrar valores acessíveis.Outra ótima vantagem para aqueles que realizam os pagamentos com cartões de crédito é conseguir acumular ainda mais pontos em programas de milhagens.

Relação duradoura com a marca

A forma de divulgar empresas sofreu mudanças significativas nos últimos anos. Com o advento da tecnologia e o aprimoramento dos smartphones, as TVs e rádios perderam espaço para a internet e as empresas começaram a investir em Marketing Digital para se aproximar dos consumidores.
E por que isso é relevante?
Para explicar, vamos apresentar um exemplo de relacionamento com a marca: quem paga a assinatura da Netflix geralmente não procura por outras fontes de entretenimento que oferecem filmes, séries e documentários — para muitos, esse único canal basta!
Por isso, qualquer estratégia de aproximação e relacionamento duradouro com os clientes é muito valiosa, e o pagamento recorrente faz com que a sua marca faça parte da vida do consumidor a cada mês, mesmo que de maneira sutil.
Como vimos aqui, o pagamento recorrente oferece muitas vantagens tanto para o empresário quanto para os clientes: além de auxiliar na redução do número de inadimplentes e na previsibilidade financeira, ainda oferece facilidades e fortalece a relação dos consumidores com a marca.
Entretanto, também é preciso analisar os hábitos do seu público e o cenário no qual a sua empresa atua para saber se essa é a melhor opção para o seu negócio, ok?


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