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Qual a importância do ERP certo para o Backoffice da sua empresa? 

Quer saber como o ERP certo pode ajudar seus times de backoffice? A gente te explica!

Por GestãoClick
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Qual a importância do ERP certo para o Backoffice da sua empresa? 

Por trás de todo processo que envolve uma empresa, chamado de frontoffice, está uma parte muito importante para que as funções possam fluir com eficiência: o backoffice

Hoje em dia, um dos principais problemas enfrentados por qualquer organização é a gestão interna. Isso acontece porque cada colaborador possui seu próprio modo de trabalhar e, consequentemente, podem surgir falhas nos processos. 

Neste artigo, explicamos o conceito de sistema backoffice e, principalmente, a importância do ERP para sua empresa através de uma estrutura de qualidade. Boa leitura!

O que é um sistema backoffice?

Antes de entendermos o conceito do sistema de backoffice, é preciso compreender que o termo, em inglês, significa retaguarda. São todos os âmbitos da empresa que não têm contato direto com os clientes, ou seja, funcionários que não estão na linha de frente do negócio. 

Geralmente, as áreas envolvidas nessa retaguarda são administrativas, financeiras, jurídicas, contábeis, entre outras. Por isso, é fundamental ter um software capaz de gerenciar todas as funções e as atividades ligadas ao backoffice para garantir a eficiência desses setores e o sucesso do negócio. 

Conforme a pesquisa realizada pelo IDC Manufacturing, constatou que 75% das organizações consideram o sistema ERP essencial para a boa experiência do cliente, além de ser uma importante ligação entre o front e o backoffice de um negócio.

Além disso, a pesquisa mostrou que 40% das empresas com até mil funcionários não usam o software ERP ou investem em sistemas amadores que dificultam todo o processo de gestão e atrapalham os resultados finais.

Por isso, uma boa gestão de backoffice é essencial para que as organizações possam garantir o sucesso em outras áreas e, principalmente, a satisfação do consumidor. Como principal impulsionador do negócio, confiar em todo o processo manual não é uma boa opção devido à alta probabilidade de falhas e atrasos.

É importante automatizar esses processos e melhorar o gerenciamento interno com tecnologias que o beneficiem pode garantir que as metas de cada departamento sejam cumpridas com maior precisão, reduzir o risco de erros e implementar com sucesso a estratégia final do negócio.

O sistema de back-office integra estas áreas relacionadas com a retaguarda, mas também liga a área de front-office, mantendo um equilíbrio na comunicação interna da empresa.

Mas, afinal, qual é a importância do ERP certo para o backoffice da empresa? 

Como falamos anteriormente, os setores inseridos na retaguarda da organização são de grande importância para o resultado do negócio. Por isso, a demanda precisa estar em total sintonia e fluidez.

As atividades do backoffice são realizadas, em sua maioria manualmente, com muitas burocracias, contribuindo para a ocorrência de erros ao longo das execuções. Portanto, para ter uma rotina otimizada e com todas as informações necessárias em um só lugar, o uso do ERP é ideal.

Para que serve um ERP?

Antes, devemos explicar o significado desse sistema. ERP significa Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais, em tradução livre) e é um software de gestão corporativa.

Ou seja, é a principal ferramenta de gerenciamento de operações que permite controlar uma série de atividades em um único lugar, como: 

  • Geração de nota fiscal;
  • Acompanhamento de estoque;
  • Cadastro de produtos no catálogo;
  • Visualização as vendas em tempo real;
  • Armazenamento de informações dos clientes;
  • Controle financeiro sobre impostos e gastos com fornecedores;
  • Centralização de dados vindos de diferentes plataformas (marketplaces, loja física, etc).

Porém, nem tudo é perfeito, não é mesmo? Sem uma solução que se adeque ao seu negócio, você vai pagar por serviços inaptos. E isso pode dificultar a operação em vez de organizar o trabalho!

Para que os processos organizacionais funcionem bem, o sistema precisa de: 

  • Equipe bem qualificada e treinada para usar o software;
  • Um bom planejamento estratégico;
  • Ter indicadores/KPIs confiáveis para as análises de resultados;
  • Estruturar metas pontuais e gerais.

Com o uso do ERP como aliado na gestão das atividades executadas nos setores de backoffice, é possível reduzir significativamente o tempo gasto nas tarefas rotineiras e eliminar erros que poderiam comprometer a qualidade dos serviços prestados. Dessa forma, sua empresa consegue se concentrar naquilo que realmente importa: entregar resultados satisfatórios para seus clientes.

Mas, esse não é apenas o único benefício que esse software pode trazer para o seu negócio. Veja a seguir!

Vantagens do sistema ERP para a gestão de backoffice

Até o momento vimos que o ERP é importante para as empresas porque ajuda a aumentar a vantagem competitiva delas, certo? Mas entenda o porquê:

  • Facilita a tomada de decisão
  • Melhora a gestão de custos
  • Reduz custos de compliance
  • Integra informações e fortalece a cooperação
  • Mantém alinhamento entre vendas e capacidade de produção
  • Elimina gargalos nos processos
  • Aumenta a produtividade (e a lucratividade)

Um software de gestão facilita e agiliza todas as atividades de retaguarda administrativa, gerando automação de dados e informações, unindo back-office e front office, que integra processos de diversos setores. 

O ERP de qualidade, com um suporte de verdade!

A escolha de um ERP é uma tarefa que exige cuidado e atenção. Afinal, essas plataformas podem trazer grandes benefícios para os negócios, como a organização, a automatização e a melhoria dos processos empresariais. 

Para fazer uma escolha certa, é necessário analisar detalhadamente as necessidades da empresa. Somente assim será possível escolher o ERP mais adequado para o seu negócio. Procure sempre por uma empresa especializada na implementação de ERPs, pois ela terá todo conhecimento necessário para auxiliá-lo nessa decisão.

Esse é um investimento importante, que impactará diretamente nos resultados do seu negócio. Portanto, fique atento e escolha a GestãoClick!

Com ele, é possível monitorar todos os processos e garantir que nenhuma informação importante seja perdida ou falhe no meio do caminho, visando oferecer o mais completo e sofisticado software do mercado. Experimente já por 10 dias grátis!

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